Adelaide Gomes da Silveira  

Adelaide Gomes da Silveira nasceu em Passos (MG) no dia 23 de junho de 1884. Filha de Joaquim Gomes de Sousa Lemos e de Francisca Carolina Gomes de Carvalho. Casou-se com Saturnino Amâncio da Silveira Júnior, com quem teve quatorze filhos.

O lema da sua vida era a caridade e fraternidade e, apesar de seus recursos escassos, não media esforços para ajudar ao próximo. Mãe amorosa e zelosa, além de seus quatorze filhos, muitas crianças também desfrutavam do convívio do seu lar e lá se alimentavam, vestiam e recebiam consideração e afeto.

Sua preocupação com os mais pobres e necessitados a fazia sair de casa, até em noites muito frias, para levar comida, agasalho e o que mais fosse preciso a essas pessoas. Era querida e admirada por todos que a conheciam. Era religiosa e possuía fé inabalável.

Seu poder de doação não conhecia limites e estava sempre pronta a servir a todos, até mesmo os estranhos.

Desencarnou em 11 de janeiro de 1922, no parto de seu décimo quarto filho, aos trinta e oito anos de idade. Deixou marcas inesquecíveis de bondade, caridade e amor ao próximo.

Hoje Adelaide Gomes da Silveira enfileira-se junto aos espíritos trabalhadores da Casa de Glacus, sendo mentora de uma das equipes de visitas a enfermos.