Afonso Bittar

Afonso Bittar nasceu no dia 11 de janeiro de 1914 em São João da Boa Vista (SP). Seus anos de vida foram de muita tarefa, disciplina e dedicação à causa espírita. Foi um dos pioneiros do movimento espírita em 1956, vencendo muitos preconceitos na sociedade da época. Era médium de efeitos físicos e foi fundador da campanha do quilo em sua cidade, o que despertou muito respeito na comunidade sanjoanense. Também implantou lá a tarefa de visitação domiciliar aos enfermos. Segundo a esposa Lila Bittar, Afonso era muito alegre, otimista e dinâmico. Adorava trabalhar em favor da evangelização infantil e estava sempre promovendo campanhas entre os fazendeiros para o Natal das crianças carentes.

Afonso Bittar desencarnou em 21 de abril de 1968, aos 54 anos, vítima de um edema pulmonar. Ele continua, do mundo espiritual, amparando os lares com seu carinho, dedicando-se com muito amor à tarefa de visita aos enfermos da Feig. Sua esposa Lila, cercada pelos filhos José Afonso e Rosa juntamente com os netos, continuou o trabalho iniciado, junto com o saudoso marido, no Grupo da Fraternidade Irmão Joseph, em São João da Boa Vista.

A presença do nosso mentor nas reuniões públicas da Feig, nas noites de terças-feiras, é sempre lembrada por Ênio Wendling.

Ele é mentor da equipe 47 de Visita aos Lares e Hospitais, equipe que trabalha todos os sábados à tarde, a partir das 15 horas.

Entrevista realizada em 27 de julho de 1998, com Lila Bittar, por Adriana Souza, tarefeira da equipe 47, à época. (Adaptado)