Eurípedes Barsanulfo

Eurípedes Barsanulfo nasceu em 1º de maio de 1880 na cidade de Sacramento (MG). Filho de Jerônima Pereira de Almeida e Hermógenes Ernesto de Araújo teve uma infância pobre, mas desde cedo revelou ser dotado de uma inteligência nata. Atuou na educação, na política e no jornalismo.

Foi aluno do Colégio Miranda, onde auxiliava os professores ensinando aos próprios companheiros de classe. Conquistou o respeito de todos os colegas e professores pelo seu comportamento e extrema dedicação aos estudos. Graças à sua vontade de querer saber cada vez mais, ele conseguiu uma excelente formação cultural nos mais variados campos do saber. Saindo do colégio, passou a trabalhar como guarda-livros no escritório comercial de seu pai, ajudando assim desde cedo na manutenção do lar.

Aos 22 anos com seus antigos professores João Gomes Vieira de Melo, Inácio Martins de Melo e outros, fundou o Liceu Sacramento. Alguns alunos, por iniciativa própria, criaram no Liceu um serviço de assistência aos necessitados denominado “Sociedade dos Amiguinhos dos Pobres”. Ainda, quando necessário, se dispunha a lecionar as matérias do curso.

Na mesma época participou da fundação do jornal semanal “Gazeta de Sacramento” em que publicava artigos sobre Economia, Literatura, Filosofia e etc. Atuando como jornalista colaborou intensamente em outros jornais.

Possuía profundos conhecimentos em medicina e direito, além de astronomia, filosofia, matemática, literatura, ciências físicas e naturais sem ter cursado nenhuma escola superior. Pelo seu nobre caráter e bom coração pronto a ajudar os necessitados tornou- se líder em sua cidade, sendo reconhecido pelo seu trabalho no magistério e na imprensa.

Eleito vereador beneficiou a população de sua cidade com luz e bondes elétricos, água encanada e cemitério público. Mas a política não era o que ele aspirava. Depois de prestar-lhe serviços durante seis anos , dela se afastou espontaneamente. Da opinião pública recebeu provas de carinho e estima. Nessa ocasião Barsanulfo, como fervoroso católico, era o presidente da Conferência de São Vicente de Paulo. 

Seu primeiro contato com a Doutrina Espírita foi em 1903 através do seu tio, conhecido como Sinhô, que após tentar explicar os pontos básicos da Doutrina Espírita emprestou ao sobrinho o livro “Depois da Morte” de Léon Denis. Ocorre então uma transformação em sua vida. Mudou-se da casa de seus pais e fundou o Grupo Espírita Esperança e Caridade em 1905, onde além de realizar reuniões mediúnicas e doutrinárias também prestava auxílio aos mais necessitados. Foi médium inspirado, vidente, audiente, receitista, psicofônico, psicógrafo, de desdobramento e de bicorporeidade. Como médium receitista psicografava prescrições do Espírito de Bezerra de Menezes.

Em 31 de janeiro de 1907 criou o primeiro colégio brasileiro com orientação espírita, o Colégio Allan Kardec, em que os alunos recebiam aulas de Evangelho e ainda instituiu um curso de Astronomia.

Em abril de 1917 chegou a Sacramento de Igarapava o Coronel Azarias Arantes acometido de grave enfermidade a qual foi radicalmente curada pelo Espírito de Bezerra de Menezes por intermédio de Barsanulfo. A retumbância dessa cura levou algumas pessoas, interessadas no combate ao Espiritismo, a moverem contra o médium um indecoroso processo penal por exercício ilegal da Medicina. Esse processo acabou por ser arquivado e consequentemente prescrito, porque juiz algum quis sentenciar o caridoso Barsanulfo. 

Foi com grande entusiasmo que o povo de Sacramento realizou o enterro simulado desse processo na noite de 9 de maio de 1918. Mesmo com essas dificuldades ele executou um trabalho de fé e caridade gigantesco em Sacramento. A farmácia, o Colégio Allan Kardec e o Grupo Espírita Esperança e Caridade foram apenas algumas das obras desse homem que foi chamado “O Apóstolo do Triângulo Mineiro”. Foi o refúgio para todos os aflitos e abandonados da sorte. Centenas de desenganados pela ciência da Terra encontraram em Sacramento o lenitivo para os seus males. Com o auxílio dos Espíritos Superiores, entre eles Bezerra de Menezes, o nosso Barsanulfo curava quase todas as enfermidades. Inúmeros obsidiados que eram trazidos de diversas localidades dos Estados vizinhos, dali saiam inteiramente sãos. A cidade de Sacramento, pequena e despovoada, desenvolveu-se com essa romaria e chegou a possuir muitos hotéis e mais de vinte pensões.

Homem que não temia difundir as verdades que professava, foi a encarnação do verdadeiro Espírita. Fiel discípulo de Jesus era o consolo e  amparo de todos aqueles que o procuravam, indistintamente dispunha do mesmo acolhimento e o mesmo amor para com todos os necessitados. Nas suas horas de folga, poucas é verdade, ia ele para os arrabaldes da cidade a curar doentes de malária, doença de chagas, caquexias e outros males ao mesmo tempo que ia pregando a boa doutrina do amor ao próximo.

Desencarnou em Sacramento no dia 1º de novembro de 1918 vitimado pela gripe espanhola, porém sua obra continua viva até hoje não só em Sacramento, mas em todas as casas espíritas. 

Eurípedes Barsanulfo é mentor espiritual das reuniões de tratamento espiritual às quartas-feiras na Feig.

 

Grandes Vultos do Espiritismo – Paulo Alves Godoy e Grandes Espíritas do Brasil – Zêus Wantuil.

Grandes Espíritas do Brasil, de Zêus Wantuil. FEB Editora.

https://www.febnet.org.br/blog/geral/pesquisas/biografias/