Esta obra retrata experiências vividas por dirigentes de instituições espíritas recém-chegados no plano espiritual e atendidos no Hospital Esperança, que tem como dirigente Eurípedes Barsanulfo. Os recém-chegados são acolhidos e convidados a uma reflexão sobre suas atuações na seara espírita.
O livro aborda, por meio dos diálogos terapêuticos conduzidos por mentores com experiência nas áreas de educação e psiquiatria, a importância de o Espiritismo alcançar a “maioridade”, ter uma atuação em consonância com Allan Kardec, buscando as reformulações necessárias, sem a criação de sistemas filosóficos sofismáticos, que podem levar à vaidade e orgulho acadêmico.
Lírios da Esperança é uma advertência a todos os espíritas e dirigentes que se deixam conduzir por ideias, sentimentos e posturas que podem descaracterizar e deturpar a pureza e grandiosidade da Doutrina dos Espíritos.
O autor, Wanderley Soares de Oliveira, é terapeuta, com trabalhos na área da educação emocional e autoconhecimento, e também expositor, atuando no movimento espírita.