IMPRESSÕES SOBRE A OBRA
– TEMÁTICA CENTRAL:
O livro, traz as recordações de Natanael, um judeu e doutor da lei que viveu no tempo de Jesus. Natanael, assim como sua esposa Séphora, se apaixonou pela doutrina do Mestre. Por meio das narrativas de Natanael, somos transportados para os tempos em que Jesus viveu na Terra, ensinando e exemplificando o amor e a mansuetude. Suas histórias encantadoras nos permitem assistir às pregações de Cristo, despertando o que há de melhor em nós e nutrindo um grande desejo de seguir seus passos e nos transformar em novas criaturas por meio da prática da solidariedade. Além disso, o livro comenta com detalhes os incríveis feitos de Jesus, tornando-se uma fonte pura para compreender várias passagens evangélicas.
– DESENVOLVIMENTO DA OBRA:
Natanael escreveu um livro dividido em 12 capítulos. Nos primeiros seis capítulos, ele descreve passagens evangélicas conhecidas do Novo Testamento, mas com detalhes ainda desconhecidos. Esses capítulos incluem conversas de Jesus com Cléofas a caminho de Emaús, com Lázaro e com Natanael. Também há histórias detalhadas, como a de Suzana e Ezequiel (filho da viúva de Naim) e a ressurreição de Salomé, filha do fariseu Jairo. A partir do sétimo capítulo até o décimo segundo o livro aborda histórias de criaturas que conviveram com Jesus, mas que não estavam dispostas a renunciar a si mesmas em benefício de sua própria evolução espiritual. Essas histórias exploram os desafios enfrentados por essas criaturas diante das oportunidades de crescimento e transformação.
– ALGUNS PONTOS RELEVANTES:
“Quantas vezes, ensimesmados que estamos em nossos problemas – que aos nossos olhos parecem grandes demais – deixamos de nos encantar com os familiares mais próximos a nós, repletos do espírito de Deus, prontos a tornar nossa vida mais leve com o amor e a alegria que nos distribuem gratuitamente? E não percebemos, e não valorizamos… deixamos que as nossas tormentas tombem os nossos olhos com as espessas nuvens do desânimo, do desalento e da desesperança.”
“A vida é um presente de Deus e deve ser vivida com alegria e entusiasmo, conquistados pelas lutas que travamos conosco mesmo. O caminho parece infindável, mas não é! Parece longo e, de fato, o é! Mas precisamos ter coragem para continuar, um passo, depois o outro, deixando o julgamento para o nosso Pai que tudo vê e ampara.”
“Somos seres entrelaçados com destinos diversos, mas o fio que nos une é o do amor e cada um de nós tem um peso, um tamanho específico no universo, alguns mais polidos, outros com maiores facetas a polir, mas todos nós refletimos uma única luz: a paternidade divina a nos fazer melhores a cada dia na conquista plena de nossas potencialidades, que nada mais é que a face de Deus pousada em nós.”
“Quem de nós não recebeu o chamado no íntimo de nossas consciências a mudar a rota de toda uma existência? Quem nunca foi chamado a destruir padrões de comportamentos arraigados, construídos sob falsas acepções?”
“Deus, que age nas entrelinhas dos destinos, tece a trajetória espetacular de ascensão de cada alma no silêncio das horas e dos encontros aparentemente fortuitos. Prepara cada ser com lições programadas, registradas na memória com alicerces a aprendizados futuros.”
– O QUE DIZ A DOUTRINA ESPÍRITA:
“Obreiros, traçai o vosso sulco; recomeçai no dia seguinte o afanoso labor da véspera; o trabalho das vossas mãos vos fornece aos corpos o pão terrestre; vossas almas, porém, não estão esquecidas; e Eu, o Jardineiro divino, as cultivo no silêncio dos vossos pensamentos. Quando soar a hora do repouso, e a trama da vida se vos escapar das mãos e vossos olhos se fecharem para a luz, sentireis que surge em vós e germina a minha preciosa semente. Nada fica perdido no Reino de nosso Pai e os vossos suores e misérias formam o tesouro que vos tornará ricos nas esferas superiores, onde a luz substitui as trevas e onde o mais desnudo dentre todos vós será talvez o mais resplandecente.”
O Cristo consolador – Cap. VI – Instruções dos Espíritos – item 6 – O Espírito de Verdade.
– SOBRE O AUTOR
Ana Paula Vecchi é uma médica, reumatologista pediátrica e Doutora em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da USP-SP. Além disso, ela é conferencista, escritora e membro atuante da Associação Médica Espírita do Estado de Goiás e do Brasil, onde atualmente coordena o Departamento de Família. Sua trajetória é marcada por uma profunda conexão entre medicina e espiritualidade, e ela tem contribuído significativamente para a divulgação e compreensão desses temas.
Ana Paula Vecchi encontrou no espiritismo uma fonte de orientação, conforto e alimento para sua alma. Desde os quinze anos, quando leu “O Livro dos Espíritos” com entusiasmo, ela se tornou uma estudiosa assídua da doutrina espírita. Durante sua faculdade de Medicina, os livros de André Luiz, como “Nosso Lar”, a acompanharam literalmente, e ela descobriu neles respostas que preenchiam sua alma inquieta.
INDICAÇÃO
A qualquer leitor que gosta e se dedica a aprender e compreender a Doutrina Espírita.