Trata-se de um romance que nos relata as vidas sucessivas de Virna e Marcus Flávius ao longo de inúmeros períodos da história da humanidade.
Os dois, ao longo de suas existências, são submetidos a inúmeras experiências e provações se convertendo a servos de Deus.
Suas encarnações se dão, a principio na Itália, depois na Grã Bretanha e Brasil.
O texto é dinâmico e se atém ao necessário, prendendo o leitor de forma envolvente e aborda vários pontos da Doutrina dos Espíritos de forma natural.
Ditado pelo Espirito Josafat a Ana Maria de Almeida, ela é professora primária aposentada, tendo concluído curso na Universidade Estadual do Rio de Janeiro de auxiliar de bibliotecária. Atua no Centro Espírita Corrente de Amor e Caridade, em Guadalupe (RJ). Como médium de psicofonia participa das reuniões de desobsessão, mas sua principal característica é a psicografia, através da qual recebeu muitas mensagens e, posteriormente, os livros – inicialmente sobre mediunidade e agora os romances, que seu mentor autorizou a publicar.
Nota:
Na primeira página do livro, sob o título “Um pouco de história”, encontra-se um equívoco: Afirma o autor que a evolução do princípio inteligente ao reino animal superior (humanos) se dá em milênios; André Luiz no livro Evolução em dois mundos nos informa que tal fato se dá em 1,5 bilhão de anos, cita esta informação em dois momentos do livro.