O Livro dos Espíritos:
“Sobre a imortalidade da alma, a natureza dos espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da Humanidade”;
A leitura de boa qualidade, contribui para o conhecimento e aprofundamento dos temas do Evangelho de Jesus e da Doutrina Espírita, possibilitando-nos ampliar a visão, o entendimento, a reflexão e a prática do amor e da caridade.
A leitura é um feliz e saudável hábito, e quando escolhemos obras instrutivas, informativas, positivas e edificantes, que contenham excelente conhecimento sobre o Evangelho e a Doutrina Espírita estamos contribuindo para a ampliação de nossa fé e a “Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade.” Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo.
O livro é uma das principais fontes de divulgação da ideia espírita. Os assuntos tratados são profundos e diversificados, inviabilizando uma abordagem superficial ou resumida. As obras espíritas apresentam o tríplice aspecto do Espiritismo, reunindo, ao mesmo tempo, as características de filosofia, ciência e religião.
Na Doutrina Espírita, o modelo de vinculação de seus adeptos com seus princípios dispensa intermediários. Cada um constrói o seu próprio envolvimento com a ideologia abraçada.
O Espiritismo está fundamentado na razão, na lógica, no equilíbrio e no bom senso, sobretudo na razão, de tal modo que a leitura e, de preferência, a leitura constante, intensa, constitui grande contributo ao seu entendimento, à sua boa compreensão. Como a verdadeira fé é aquela que passa sempre pelo crivo da razão, é necessário, portanto, estudar.
Os livros espíritas seguem os preceitos de Jesus e os princípios contidos na codificação de Allan Kardec.
Allan Kardec organizou a Codificação Espírita, que é o conjunto de princípios e leis revelados pelos Espíritos Superiores. Ele confrontou, comparou e organizou os temas trazidos. São cinco os livros que constituem essa codificação: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.
Os livros espíritas podem ser psicografados (quando ditados ao médium por um autor espiritual) ou podem ser escritos por um estudioso da Doutrina. Não é o fato de um livro ser psicografado que o torna uma obra espírita. O importante é que seu conteúdo traga uma orientação séria do Espiritismo.
Recomenda-se a leitura regular das obras da Codificação Espírita, também conhecidas como as “Obras básicas” que são os livros que Allan Kardec organizou – o pentateuco espírita. É o conjunto de princípios e leis revelados pelos Espíritos Superiores. Ele confrontou, comparou e organizou os temas trazidos. São cinco os livros que constituem essa codificação:
Em seguida, e como fontes complementares da Doutrina Espírita, recomenda-se atenção às obras psicografadas pelo médium Francisco Cândido Xavier, ditadas pelos espíritos Emmanuel (por exemplo: Fonte Viva, Caminho, Verdade e Vida, Vinha de Luz, Pão Nosso) e André Luiz (Nosso Lar, Os Mensageiros, Missionários da Luz, etc.), entre tantos outros autores espirituais.
Existe ainda um conjunto de obras literárias, elaboradas por estudiosos da Doutrina Espírita, que contribuem para quem se interessa por leituras de boa qualidade doutrinária.
Outras importantes fontes de ensino espírita são as apostilas de Estudos Sistematizados e Aprofundados da Doutrina Espírita (ESDE e EADE) e do Estudo da Revista Espírita, todas publicadas pela FEB – Federação Espírita Brasileira. Organizadas no formato de módulos e roteiros, facilitam o estudo dos temas mantendo sempre o suporte bibliográfico, dentre as obras básicas da codificação.
Confira as sinopses de obras literárias complementares da Doutrina Espírita sob a forma de “Resenhas Descritivas”, disponibilizadas trimestralmente. A leitura destas “obras complementares” não exime o leitor do conhecimento essencial que é o Evangelho de Jesus, as obras da Codificação de Alan Kardec, bem com as obras de autores espirituais como Emmanuel e de André Luiz, mas possibilita ampliar a visão e o entendimento, a reflexão e a prática da Doutrina Espírita.
Alguns livros podem ser adquiridos ou emprestados na Livraria Rubens Romanelli, acessando aqui, e na Biblioteca Leonardo Baumgratz, clicando aqui.